quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Momento pedagógico

Não sou particularmente dado a superstições. No entanto, sou adepto da correcção no que respeita a procedimentos. Possuo, aliás, certos traços de comportamento obsessivo-compulsivo que me compelem a determinados rigores que, se não forem cumpridos, me causam transtorno e desordem. Por exemplo, nunca fui ao hemisfério Sul, faz-me confusão andar de cabeça para baixo. Ou não piso as divisórias dos passeios. Ou não gosto de ter o pé esquerdo sobre um tapete e o direito fora dele, prefiro sempre manter ambos sobre o mesmo plano ou objecto, isto salvo quando subo escadas, porque evito expor-me ao ridículo de as subir aos pulinhos, a pés juntos. Noto agora que o elemento comum a boa parte das minhas obsessões é o sítio onde tenho os pés.

Há pequenas tarefas e funções que encaro como desígnios. Por exemplo, gosto de desligar a luz do hall de entrada com uma cadência determinada e de acender, logo de seguida e na mesma cadência, a luz das escadas, de maneira a obter a batida inicial do Sunday, Bloody Sunday, e fico bastante aborrecido quando não consigo o efeito desejado - estraga-me o dia.

No que respeita a desígnios e obsessões, a linha que separa o aceitável do absurdo é bastante ténue. Não é fácil encontrar uma explicação coerente, sobretudo quando instado a argumentar relacionando causa e consequência. Há, porém, matérias em que a justificação merece escusa.

Vem esta breve introdução a propósito de um pequeno drama que me afectou, bem como a terceiros, durante o dia de ontem. O que aconteceu foi que me acusaram de mau companheirismo. Privei a minha equipa, os All Fama All Stars, do meu esforço e do meu talento no encontro semanal contra uns certos meninos de Oeiras, que teimam em medir forças connosco. Se a explicação para a minha ausência pode ficar à mercê de espíritos mais ou menos compreensivos, já a justificação para a minha conduta dispensa qualquer tipo de elaboração em termos racionais.

A verdade é simples e clara: recuso-me a jogar à bola em dia de jogo do Benfica. Há vários conflitos de interesses logo à partida. Antes de mais, existe o interesse do Benfica, que será sempre o meu. O Benfica joga, a minha energia é do Benfica. Não é para desbaratar num relvado sintético ali na Ajuda num jogo que não vale nem uma rodada de cervejas. Sejamos sérios.

Há quem veja nisto uma superstição, mas desengane-se quem pensa assim. É uma questão de interesse uno, meu e do meu Clube. O meu desígnio primordial sempre foi estar com o Benfica e o meu deficit de ubiquidade não me permite estar com o Benfica e com os All Fama All Stars no mesmo dia. Houve quem argumentasse «ah, mas é só um jogo da Taça da Liga». De novo: sejamos sérios. Mas acham que me rala a designação ou natureza da competição quando quem entra em campo é o Benfica? Reflictam, meus caros.

8 comentários:

ZeduViana disse...

eu vi logo que vinha a argumentação abusiva a acusar de falta de benfiquismo. Como tu próprio disseste, cada um tem as suas superstições, e não te acusei de falta de companheirismo (talvez o Leonel, que é rápido a julgar lances de longe), só acho que pode haver antes do ano acabar um certo teiquirizi e trocar o futebol por futebol (aliás a única coisa mais importante que o futebol). Só um pequeno apontamento, se nós somos os 'meninos de Oeiras' tu também és _______ (não sei o quê porque não parto de preconceitos para criar alcunhas) de Mafra. E se querias Benfica perdeste ontem um magnifico lance de Tacuara que resolveu o jogo lá na Ajuda.

Diego Armés disse...

O quê, saloio?! Isso era dantes. Entretanto, fui adoptado por esta terra magnífica a inclinada. E não vos chamei maus Benfiquistas, só disse que são pouco sérios nessa matéria.

ZeduViana disse...

Eu prefiro chamar à nossa equipa um pouco original Resto do Mundo. Pra já aceitamos qq um sem restrições geográficas e depois dá muito mais glamour à competição e a Alfama. Allfama Allstars contra Resto do Mundo é mais épico do que gajos de alfama contra meninos de oeiras. Isto não é um sketch dos gato fedorento. O futebol também é sério, como o Benfica!

Unknown disse...

Normalmente sigo o teu procedimento, mas jogo sempre com as meias do Benfica, para apoiar mesmo quando não é preciso.
Ontem foi excepção e nada contra a Taça da Liga, que me parece uma champions, quando comparada a umas supertaças que dão títulos....

ZeduViana disse...

por isso é que ontem joguei de manto e resolvi o jogo com um golo à tacuara. E quando fores jogar faço um poker à Lima

(é verdade, podes perguntar ao L que tava na baliza)

também não percebo porque é que esta merda me obriga a provar que não sou um "robô" quando só um é que seria capaz de decifrar estes pixeis que aqui põe.

artnis disse...

Se me é permitido aos de Oeiras assentaria melhor ...

'Fim do Mundo'!

► JOTA ENE ◄ disse...

Saudações benfiquistas e...

•°*”˜˜”*°•.¸☆ ★ ☆¸.•°*”˜˜”*°•.¸☆
╔╗╔╦══╦═╦═╦╗╔╗ ★ ★ ★
║╚╝║══║═║═║╚╝║ ☆¸.•°*”˜˜”*°•.¸☆
║╔╗║╔╗║╔╣╔╩╗╔╝ ★ NOVO ANO ☆ 2013
╚╝╚╩╝╚╩╝╚╝═╚╝ ♥¥☆★☆★☆¥♥ ★☆



http://benficadojota.blogspot.com/

João disse...

Só agora é que estou a ler estas estocadas. As nossas picardias já têm alinhamento no blog e tudo!!!
Mas gostei particularmente daquilo que fazes com os interruptores para ouvires os U2. Isso é mesmo engraçado. É isso e associares a palavra "talento" ao teu esforço.