sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Top 16 português

Na quarta-feira, estava a ver a Gala Eusébio. É incrível como o futebol mudou, evoluindo de um desporto de pausa e expectativa, onde o talento e a iniciativa de um homem desequilibrava tudo, para uma medição rigorosa de forças, inteligência, perspicácia, estratégia e erros forçados, onde não sobra muito espaço para a inspiração e o talento individual, salvo as excepções dos grandes mestres da actualidade.
Sobre isto ainda voltarei a falar mais tarde, até porque ainda é cedo para concluir o que quer que seja. Mas não me surpreenderá se, daqui a 15 anos, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi forem vistos como “os dois maiores jogadores da história do futebol”.
Enquanto via o King a driblar, embaladíssimo em velocidade, deixando para trás 4, 5, 6 defesas confusos, por um lado, e fascinados, por outro, tentava listar mentalmente os jogadores portugueses que mais gostei de ver jogar. Isto, porque Eusébio jogou num futebol totalmente diferente e, um dia destes, deixará de fazer sentido dizer “o melhor jogador de sempre”, porque não são eras comparáveis – poderá dizer-se “o melhor jogador de tal era”, para que a avaliação seja mais justa.
Portanto, o universo a que vou reportar-me é o dos futebolistas portugueses que tenham jogado em 1986 e depois disso (o Mundial do México é a minha primeira imagem claríssima e consciente do futebol). A lista é pessoal e, como tal, obviamente discutível. Eu próprio poderei mudar de ideias se repensar o assunto, portanto espero que ninguém se ofenda. Se notarem alguma ausência demasiado grave, não hesitem em sugerir. Por motivos que, penso eu, são de ordem estética, os médios/avançados criativos estão em esmagadora maioria – embora haja algumas excepções. Noto também que, para além da Geração de Ouro, a lista contém uma quantidade lamentável de portistas dos inícios dos 90’s. Ainda estive para fazer batota e apagá-los…
Os jogadores portugueses que mais me impressionaram, são (por ordem) estes 16 (porque é um número redondinho):

1- Cristiano Ronaldo
2- Paulo Futre
3- João Vieira Pinto
4- Fernando Chalana
5- Luís Figo
6- Rui Costa
7- Vítor Paneira
8- Fernando Couto
9- Rui Barros
10- Paulo Sousa
11- Domingos Paciência
12- Rui Águas
13- Diamantino
14- Fábio Coentrão
15- Pedro Barbosa (podia vir em segundo, se algum dia tivesse tido vontade de jogar à bola)
16- Ricardo Sá Pinto

Se refizer a lista amanhã, aposto que há muita gente a mudar de lugar, exceptuando os 7 primeiros. O Ricardo Quaresma não entra nesta lista porque simplesmente seria uma traição ao belo desporto incluí-lo num grupo com nomes tão distintos (alguns nem tanto – mas seguramente mais distintos do que Quaresma, o trivelista amestrado).

PS - Após longa discussão nos bastidores ali do Facebook, há que dizer que faltam, ofensivamente, três jogadores a esta lista: Simão Sabrosa, Carlos Manuel e Sérgio Conceição. Por outro lado, queriam que excluísse o Sá Pinto. Não excluo. Primeiro, porque é um sportinguista e está em último, como pertence; segundo, porque bateu no Artur Jorge e só isso já justificaria a Bola de Ouro.

PS 2 - Ok. Nani e Ricardo Carvalho também podem alinhar nesta selecção.

2 comentários:

ZeduViana disse...

epá essas duas últimas escolhas dão-me alguns arrepios na coluna. reconheço-lhes bons momentos de futebol mas também muita inconsistência. Alguns dos outros não me lembro com a consciência necessária que uma lista destas exige sempre (ou não) por isso não comento. O resto está lá.

Paulo G. disse...

O Pedro Barbosa Tinha muita vontade quando estava num clube a sério - o Freamunde!