terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Elegia prometida

Num tempo longínquo
Em que almejou ser rival
Não conseguiu melhor que o sonho
De um dia vir a ser igual
Ao Maior de todos,
O Glorioso de Portugal.

Da existência errante,
Saúde-se a ilusão persistente;
Sublinhem-se as vitórias,
Ainda que raras;
Recordem-se as conquistas,
Mesmo as que foram caras.

De quando foi o segundo da Pátria
Se relembre a era
Que terminou inglória
Após dezoito anos de espera.
Que se lamente o triste fim
Agonizante e o estertor
Às mãos do artista alvo
José Eduardo Bettencourt.

E que se diga a verdade:
A todos inspirou –
Misericórdia, compaixão, comiseração e piedade.

2 comentários:

Nã disse...

pois é...
também o grande Sporting Clube de Portugal teve a sua cota parte de vales e azevedos e artures jorges, sounesses, vilarinhos e damásios.
chegou a factura, e temos de pagá-la.
é assim a vida.
pode ser que um dia nos ergamos de novo, tal como (felizmente) vos aconteceu...
no entanto, não me parece que se deva crucificar o jeb. a "coisa" começou bem antes, e ainda lá ficaram algumas ratazanas! tirar o pó da televisão não chega para se ter a casa limpa!!!

por muita irritação que o bainfica me tenha causado (não raiva, nem ódio) nunca eu quis que o eterno rival do meu clube desaparecesse (que haveria depois?!?). mas também duvido que algum bainfiquista queira fria e seriamente o fim do meu Sporting.
esta desSportinguização não beneficia os verdadeiros adeptos, acho eu. é apenas triste, e o máximo que se pode tirar disto são alguns momentos de humor (alguns deles muito bons). considero que chega a ser necessário brincar com (quase) tudo, o que inclui as desgraças (menores) dos outros. até eu entro nessa... ajuda a suportar.

nunca achei realmente que o meu clube fosse o maior do mundo, quando tantas vezes o disse. apenas o era para mim, isso sim.
isso sim!
era e continua a ser (a maior parte das vezes...).
isto da clubite é um mistério muito bonito. acho que é uma espécie de amor, e com isto não pretendo comparar a clubite ao verdadeiro amor entre as pessoas, entre os animais, entre as pessoas e os animais. enfim. é um mistério e pronto.
prefiro o jorge palma, mas o rui veloso vende muito mais.
prefiro os stone temple pilots, mas os pearl jam ganharam muitos mais prémios.
prefiro o tom waits, mas o bob dylan tem muitos mais fãs.
prefiro os jethro tull, mas os genesis têm mais reconhecimento.
prefiro os feromona, mas os clã já cá andam há muito mais tempo.

e o porquê?
sei lá...
nem quero saber!
o amor não tem de ser justificado, e quanto mais procuramos entendê-lo, mais se vai endurecendo aquilo que lhe dá vida.
sei que sou do Sporting, e também sei que um homem muda de tudo menos de clube.
(é um cliché totalmente justificado!)

bela elegia...


p.s.: por acaso ligou-se o caps lock sem querer mesmo antes de escrever feromona, mas voltei atrás. ter escrito FEROMONA soaria a forçado, e por isso é que não o fiz.
que engraçado.

Diego Armés disse...

Para o bem do equilíbrio (e fiquemo-nos por aqui que eu não posso amolecer nem ser lamechas com o sportém), espero que o clube não se torne no próximo Belenenses.